Menu CPAD

A importância do conhecimento e do amor nas equipes de vendas

question mark 2492009 960 720

Escrevi recentemente em uma E-zine que demorei anos para entender a real importância de falar sobre amor, carinho e gratidão. Ser o cara durão, até então, parecia fazer todo o sentido. Até que percebi que faltava interiormente exatamente isso: sentido. A constatação deu vida a um hábito que pratico todos os dias. Três simples exercícios diários: Agradecer, Mandar amor e sucesso. 

A entrevista de hoje tem muito a ver com isso. Scheila Azevedo é gestora de vendas há mais de 30 anos. E seu grande diferencial é ter construído um trabalho voltado para duas importantes palavras: amor e conhecimento. Quer entender como funciona treinar uma equipe de vendas com esses dois focos em mente? Então siga nesta leitura abaixo.

Scheila, fale um pouquinho sobre esses assuntos tão interessantes que você tem desenvolvido no seu trabalho: sabedoria e amor. Como isso melhora os resultados de uma equipe?
Faço gestão comercial há 33 anos e na área imobiliária há 15 anos. Inicialmente treinava meus corretores e vendedores utilizando técnicas e conhecimentos. Passei a analisar os resultados e observei que a melhora era temporária, basicamente um trabalho solitário. Pensando nisso, iniciei com as equipes um trabalho voltado para a integração do grupo por meio do amor, carinho, humor e conhecimento. Tenho obtido grandes resultados nas vendas e, principalmente, a multiplicação de esforços e o desenvolvimento pessoal e profissional do vendedor e do corretor.

O que a levou a criar esta linha de trabalho?
A necessidade de compor pessoas e equipes melhores, no sentido de participação, segurança, planejamento, humor, felicidade ao iniciar o dia. O trabalho Focado em Conhecimento e Amor é a descoberta de um comportamento profissional amoroso, harmonioso, feliz e de sucesso.

Quais são os erros mais comuns que você vê as pessoas cometendo em relação aos assuntos que você aborda no seu curso ou treinamento?
O medo de dividir experiências, de ensinar para não perder espaço no mercado de trabalho
A falta de otimismo diante das dificuldades
A falta do entendimento da importância do sorriso da alma

Dessa lista de erros, qual você considera o mais grave? Por quê?
Esta lista é perigosa e grave! Porque infelizmente a lista se mistura e caminha junto. Normalmente o profissional se completa de insegurança, mal humor, péssimo atendimento e falta de sucesso profissional.

Na VendaMais somos bem focados em Vendas, então vamos falar um pouco mais sobre isso. Na sua opinião, o que um vendedor focado em Sabedoria e Amor deve e não deve fazer?
O meu trabalho é muito voltado ao conceito da VendaMais. O conceito básico é desenvolver o que o vendedor humano tem de melhor. O vendedor focado em sabedoria e Amor deve: estudar muito, ler muito, buscar conhecimento sobre seu produto. Mas o grande diferencial deste profissional é desenvolver e exercitar seu lado humano (olhar enxergando). Praticar a bondade, desenvolver trabalho com idosos, acreditar no ser humano, estudar sobre o amor (o amor se estuda, se prepara). Sorrir de dentro para fora, ter Fé e Acreditar que é possível. Não deve fazer: o vendedor ou corretor focado em sabedoria e amor não tem espaço para o mal humor. Nem para a falta de otimismo (mesmo com tantas dificuldades). Não pode ter medo de ensinar e lutar por parceiros melhores e nunca deixar de ler e ter foco no conhecimento.

Falando um pouco do seu trabalho como consultora agora. Que tipo de empresa ou pessoa geralmente contrata seus serviços? O que busca?
Hoje sou contratada por pessoas e empresas com visão no desenvolvimento de pessoas, para o aumento da performance no atendimento e, principalmente, o aumento das vendas com qualidade nas negociações. E várias empresas ou pessoas que precisam mudar para se manter no mercado de trabalho.

Por outro lado, que tipo de projeto não é adequado para você? Ou seja, que tipo de problemas/situações/desafios você geralmente prefere não aceitar ou indicar para algum colega?
Não acredito em técnicas rotuladas e treinamentos modulados comum a todos. Acredito em desenvolvimento individual de pessoas com integração e motivação do grupo, e a utilização da melhor ferramenta para cada membro da equipe. Só não participo de um projeto se não for ético e correto. Normalmente sou chamada para intermediar e solucionar problemas, desenvolver pessoas e, o mais comum, aumentar o resultado das vendas. Não corro dos desafios.

Qual seu diferencial em relação a outros consultores? Qual a sua “marca registrada”?
Amar pessoas, entender as diferenças, SEMPRE fazer junto, parabenizar, promover, abraçar, criar eventos em locais com dificuldades maiores que as nossas (normalmente asilos). Eliminar salas (odeio portas fechadas), não valorizar cargos e valorizar ATITUDES. Marca Registrada: Comprometida, disciplinada, linha reta, porém com Humor e muito Amor.

Com tanta experiência na área, quais dicas ou informações você vê sendo dadas pela mídia sobre produtividade total com as quais claramente não concorda?
A mídia fala da produtividade total por meio de um conceito amplo que possui definição simples, obtenção de produção maior com a mesma quantidade de recursos empregados ou emprego de menos recursos para alcançar a mesma produção. Ou seja, fazer mais com menos. Não acredito no trabalho sem valorização e crescimento da equipe. Precisamos trabalhar muito o conhecimento, o amor e a valorização humana.

Algum último comentário que queira fazer para os leitores da VendaMais?
Quero que os leitores acompanhem o meu maior desafio na área de venda e gestão, que iniciou no dia 18/09. Parti para Itaituba/Pará (cidade com 120.000 habitantes), onde assumi e desenvolverei uma equipe de venda (uma House própria) dentro do primeiro Bairro Planejado da cidade: o Bairro Campo Belo, com vendas de lotes e casas prontas. O trabalho foi iniciado 4 mês antes com consultoria comercial e, devido ao crescimento das vendas e a integração e participação do grupo, fui contratada para desenvolver uma equipe de Alta Performance e expandir os projetos do grupo Campo Belo, de Porto Alegre.

Fonte: CPAD Atacado

Sobre

cpad-logo

Com o intuito de tornar o diálogo cada vez mais próximo com você Livreiro, Colportor e Igreja,criamos um espaço exclusivo de relacionamento com nossos parceiros: o site CPAD ATACADO.A partir de agora, de qualquer parte do mundo, você atacadista e revendedor pode obter informações precisas, esclarecer suas dúvidas,fazer seus pedidos, aproveitar promoções exclusivas e ficar por dentro das novidades que envolvem o Setor Comercial da CPAD.

Facebook

Atendimento

 Telemarketing 
      (de 2ª a 6ª das 8h às 18h)
 0800-021-7373 (ligação gratuita)
  Igrejas / Cotas e Assinaturas (opção 2)
 Colportores e Lojistas (opção 3)
 Pastores e demais clientes (opção 4)
 SAC (opção 5)

Rádio CPAD

Clique abaixo para acessar a rádio CPAD.
player media