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Imãs para assinantes: como atrair cada vez mais assinantes para seu negócio

 

shutterstock 699106702Um cliente comum está sobrecarregado de campanhas de marketing que ele recebe por todos os lados e das mais diversas marcas. Na internet, quantas vezes você não visitou uma página que pede insistentemente para você se cadastrar, por exemplo? E talvez até tome algumas medidas que costumam prejudicar sua experiência com o site, como a de ficar mostrando insistentemente uma pop-up que impede a sua navegação.

Na maioria das vezes, usuários simplesmente desconsideram a possibilidade de se cadastrar, pois acreditam que não existe nada de interessante que possam obter de tal site. A maioria das pessoas não quer outro site enviando ofertas por email. As únicas vezes em que nos dispomos a fazer isso é quando a empresa está oferecendo algo valioso em troca. Outro ponto importante é que a maioria das empresas hoje em dia ainda não domina completamente as funcionalidades das ferramentas de email marketing. No geral, elas oferecem uma experiência pobre para seus assinantes. Isso sendo verdade, reforça a afirmação de que as pessoas não vão te fornecer o e-mail delas. Ao menos que tenham um incentivo muito claro para tal.

Mas afinal, o que são imãs para assinantes?
Imãs para assinantes são coisas que você oferece para seus potenciais clientes na tentativa de atrair a atenção e convencê-los a se cadastrar na sua base. No geral, menos de 5% dos visitantes do seu site vão se converter em clientes em uma primeira visita. Se você não se esforçar para atrair a atenção dos 95% que não vão se interessar e encontrar uma forma de manter contato com eles, então você pode estar perdendo uma excelente oportunidade de negócio. A estratégia por trás dos imãs para assinantes não é a de enganar seus visitantes. É a de garantir que você não esteja pedindo por algo de seus visitantes sem dar nada em troca. Lembre-se de que seus visitantes já estão sendo impactados por milhares de iniciativas de marketing e você precisa se diferenciar para conseguir a atenção deles. O primeiro passo é também o mais básico de todos, ou seja, conhecer bem seu cliente. Afinal de contas, de nada adianta você oferecer algo que não chame a atenção deles. Se você entender bem quem são seus clientes e no que estão interessados, com certeza vai conseguir preparar uma oferta chamativa. Com isso tudo em mente, vamos dar uma olhada em alguns dos mais tradicionais imãs para assinantes.

1 – E-books
Muito provavelmente, se você está fazendo carreira em marketing digital, já deve ter visto algum site anunciando um conteúdo muito bacana disponibilizado exclusivamente dentro de um e-book, correto? E esse e-book seria enviado para você por e-mail? Muitas empresas criam conteúdos superinteressantes e exclusivos e os disponibilizam em formato PDF. Eles podem conter dicas, receitas, serem um livro teórico, uma coletânea de entrevistas, resultados de um estudo ou pesquisa e muito mais. Uma coisa importante a se lembrar é que os e-books, além de possuírem conteúdo bem escrito, precisam ser bastante atrativos visualmente. Em outras palavras, tenha certeza de que você está criando um material bastante visual e preferencialmente com uma formatação fácil de ser lida também em smartphones.

2 – Planilhas e templates
Planilhas prontas costumam ser bastante atrativas para visitantes de sites. Por exemplo: talvez você possa oferecer aos visitantes do seu site uma planilha que auxilia no controle dos gastos de casa. Ou quem sabe uma planilha para realizar alguns cálculos de retorno dos seus investimos. Outra boa alternativa são templates prontos de currículos, apresentações e similares. Por exemplo, você pode oferecer em seu site um pack com o download de 10 bons templates de currículo. Ou oferecer bons modelos de apresentação em Powerpoint.

3 – Webinars e treinamentos por vídeo
Vídeo é um formato que cada vez mais tem ganhado força no mundo online. Se você tiver bons conteúdos em formato de vídeo ou uma pessoa capaz de criar webinars com qualidade, com certeza você tem uma grande oportunidade em suas mãos. As pessoas estão sempre procurando formas de aprender novas habilidades e de conhecer novos assuntos de seu interesse. Você pode oferecer treinamentos, cursos, mostrar tutoriais práticos e muito mais. Webinars são alternativas ainda melhores, pois você pode interagir com seus espectadores em tempo real, tirar dúvidas e resolver qualquer tipo de questionamento que venha a surgir.

4 – Amostras e trials
Com certeza não existe nenhum tipo de anúncio capaz de apresentar tão bem seu produto quanto um trial da sua plataforma. Empresas de software SAAS podem oferecer alguns dias gratuitos de teste do serviço e anunciarem isso em seu site para atrair interessados em uma solução sem custo. Similarmente, se você é uma loja ou e-commerce, uma boa alternativa é oferecer um desconto atrativo. Ou quem sabe até um brinde extra ou frete grátis, caso o visitante se cadastre em seu site por meio daquele link. Resumidamente, imãs para assinantes são a melhor forma de você convencer usuários de que seu site pode oferecer algo de valor para eles. Mas, para isso, é essencial que você conheça bem com quem você está conversando.

Fonte: GetResponse - com mais de 350.000 clientes em 182 países, a plataforma de email marketing GetResponse está disponível para 21 idiomas diferentes. A empresa opera globalmente com escritórios na Polônia, nos EUA, no Canadá, na Malásia e na Rússia, com mais de 300 profissionais apaixonados a bordo.

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