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20 características da liderança de equipes comerciais de alta performance

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Confira a matéria publicada pelo site Venda Mais, Por Raul Candeloro: 

Hoje quero falar sobre liderança mais uma vez (liderança que é justamente o tema do primeiro módulo do GEC, meu curso de Gestão de Equipes Comerciais, cujas aulas começam em fevereiro). Este assunto é superimportante porque noto que muitos líderes não entendem o impacto de sua forma de liderar e de se comunicar na equipe. Se um ou uma líder quer melhores resultados do time, então ele/ela tem que ser o primeiro a dar o exemplo e melhorar. A questão é que 99% dos gestores comerciais no Brasil não estão preparados para isso.

Por exemplo: imagine um gerente de vendas. Você acha que ele:

a) Teve a preparação adequada para fazer um bom planejamento estratégico, incluindo o estabelecimento de metas para cada canal de vendas e cada vendedor da sua equipe?

b) Teve a preparação adequada para fazer um excelente processo de recrutamento e seleção de bons vendedores para montar sua equipe? (Esse é o tipo de coisa que todo mundo acha que sabe fazer e quando vai ver está fazendo um monte de coisas erradas).

c) Teve a preparação adequada para treinar corretamente a equipe? Como treinar, o que treinar, quando treinar, como medir resultado/ROI de treinamento?

d) Teve a preparação adequada para montar um bom sistema de remuneração? Um sistema que remunere bem o vendedor, mas incentive a rentabilidade e as melhores práticas?

e) Teve a preparação adequada para se comunicar de forma hábil e eficiente com a equipe, incluindo feedbacks diários, semanais e mensais? (Outra área que todo mundo acha que sabe fazer, mas aí descobre que tinha muito para melhorar).

Essas são apenas cinco das dez áreas da liderança que trabalhamos no GEC.

A verdade é que gerir uma equipe de vendas é mais ou menos como ser pai ou mãe: todo mundo pode e acha que consegue, mas nem todo mundo é bom pai ou mãe naturalmente. E não é só no esforço e na raça que se consegue bons resultados. Um líder tem que ser obviamente engajado e motivado, mas se não tiver os conhecimentos e habilidades que precisa ter, vai ser sempre o freio de mão puxado da equipe. Líder: não seja o freio de mão puxado da sua equipe! A quantidade de vezes que uma equipe de vendas não atinge seus resultados por causa do líder, e não por causa da própria equipe, é enorme.

O que nos leva ao assunto de hoje, que são as 20 características que vejo nos líderes comerciais de equipes de alta performance:

Visão clara sobre o que querem, como querem, quando querem, por que querem.
Desenvolvimento de um perfil mais analítico, focado em resultados, gestão por indicadores.
Focados no cliente e na equipe.
Entendem que só conseguem seus resultados como líderes se a equipe conseguir seus resultados também.
Evitam e resolvem rapidamente conflitos.
Conseguem alinhar e traduzir de maneira simples, prática e objetiva planejamento estratégico em planejamento tático, em planejamento operacional.
Abertos e adeptos da melhoria contínua (da equipe, de processos, mas principalmente de si mesmos).
Fazem perguntas o tempo inteiro, são questionadores. Por quê? Por que assim e não assado? Por que não? E se…? Sempre procurando entender e desenvolver.
Decidem rápido, não são gargalos.
Constroem relacionamentos baseados na confiança mútua com cada membro da equipe.
Comunicam-se bem, com frequência e de várias formas.
Têm inteligência emocional desenvolvida para lidar com si mesmos e com os outros. Suportam bem as várias pressões que recebem diariamente.
Têm uma visão positiva e otimista da vida, das metas, da possibilidade de superação, da equipe.
Têm sempre um plano B (e C), caso o plano A não funcione.
Só recrutam gente boa.
Acreditam em treinamento e no desenvolvimento da equipe.
Criam um ambiente positivo e produtivo de trabalho – pressão positiva.
Dão feedback constante para a equipe, de forma individual, para que cada um saiba exatamente como está indo, o que está fazendo bem feito e onde precisa melhorar.
Respeitam e estimulam o equilíbrio saudável entre a vida pessoal e a profissional.

Qual outra característica você incluiria aqui?

Fontehttp://www.vendamais.com.br/20-caracteristicas-da-lideranca-de-equipes-comerciais-de-alta-performance-2/

 

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