Menu CPAD

Venda casada ou venda adicional, qual das duas é proibida por lei?

shutterstock 598918634

Rapidamente explicando a diferença entre as duas:

Venda adicional é quando eu ofereço algo complementar ao que o cliente comprou. Exemplo clássico é do cliente que compra um terno e eu ofereço uma gravata. Ou alguém que compra um sapato, eu ofereço uma meia. O cliente compra um colchão, ofereço um travesseiro. Ou lençóis.

Já a venda casada, que é inclusive proibida por lei, é quando você obriga o cliente a comprar duas coisas juntas. Basicamente, você diz ao cliente: “Se quer X, precisa comprar Y”.

Elas querem que os clientes comprem uma marca menor, menos conhecida (e por isso geralmente precisando de uma “ajuda” para vender mais) em troca de vender a marca líder. Ou seja, forçam a compra de algo que muitas vezes o cliente não levaria (ou que não quer), usando como arma uma marca importante, que o cliente precisa.

Outro tipo de venda casada é mais ameno, menos agressivo – mas mesmo assim a lei interpreta como potencialmente prejudicial ao cliente/consumidor e por isso veda sua utilização. McDonald’s, por exemplo, teve que parar de fazer o McLanche Feliz do jeito antigo, em que você comprava o lanche e ganhava um brinquedo, porque isso foi considerado venda casada (e, de novo, proibido por lei). Agora, a rede é obrigada a vender o brinquedo sozinho, separado. Se, para ganhar o brinquedo, eu precisava necessariamente comprar o lanche, isso era venda casada. E não pode.

É uma forma do poder público controlar os abusos de poder econômico. Essa situação é comum em casos em que uma empresa tem um grande poder e exerce esse poder para obrigar seus clientes a consumirem mais dela.

OK? Basicamente, resumindo:

Venda adicional eu ofereço um produto/serviço complementar para o cliente. Se ele compra X, ofereço Y. Esse tipo de venda pode.
Venda casada eu obrigo o cliente a comprar X e Y juntos. Essa não pode.

Fonte: http://www.vendamais.com.br/venda-casada-ou-venda-adicional-qual-das-duas-e-proibida-por-lei/

Sobre

cpad-logo

Com o intuito de tornar o diálogo cada vez mais próximo com você Livreiro, Colportor e Igreja,criamos um espaço exclusivo de relacionamento com nossos parceiros: o site CPAD ATACADO.A partir de agora, de qualquer parte do mundo, você atacadista e revendedor pode obter informações precisas, esclarecer suas dúvidas,fazer seus pedidos, aproveitar promoções exclusivas e ficar por dentro das novidades que envolvem o Setor Comercial da CPAD.

Facebook

Atendimento

 Telemarketing 
      (de 2ª a 6ª das 8h às 18h)
 0800-021-7373 (ligação gratuita)
  Igrejas / Cotas e Assinaturas (opção 2)
 Colportores e Lojistas (opção 3)
 Pastores e demais clientes (opção 4)
 SAC (opção 5)

Rádio CPAD

Clique abaixo para acessar a rádio CPAD.